O crescimento do empreendedorismo entre os jovens no país, tem se mostrado cada vez mais forte, e isso confirma a mudança no perfil do jovem brasileiro. Deixando de lado, o sonho do concurso público, ou de uma carreira profissional através de uma formação na faculdade.

Eles estão querendo, cada vez mais, a independência se tornando empreendedores desde cedo, de acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE nacional em 2018, o número de jovens abrindo o próprio negócio cresceu 57% no país, e isso significa que o jovem brasileiro, já entendeu que para ter trabalho, a melhor alternativa é criar o próprio emprego, é empreender, inovar e gerar novas vagas. Ser jovem empreendedor pode ser um desafio, mas não impossível, exemplo disso são os milhares que já estão inseridos no mercado de trabalho.
Em Araguaína, no norte do Tocantins, conhecemos um Jovem que é exemplo de empreendedorismo, Renan Luiz Costa que hoje atua no ramo de auto peças, com 29 anos de idade, administra a própria loja que possui cerca de 31 funcionários, entre, vendedores internos, telemarketing, estoquista, rh , serviço administrativo, representantes e consultores entre outros.
Renan tem uma história de sucesso, começou a trabalhar cedo, com 11 anos já se interessou em buscar sua independência financeira, e todos os empregos no qual ele passou foram do mesmo segmento, mais até chegar a função de vendedor, ele primeiro trabalhou nos serviços gerais, office boy entregando mercadoria de bicicleta e estoquista. Durante todo esse tempo, ele ganhou experiência e maturidade para enfrentar o próprio negócio.

Aos 23 anos de idade, juntamente com mais 3 amigos tiveram a ideia de abrir uma loja de rolamentos e retentores, no início o empreendimento era pequeno e atendia apenas Araguaína, mas a procura por outros itens foi aumentando e com isso surgiu a ideia de agregar e fazer novos investimentos.
Hoje, ele é sócio proprietário da Reten-rol distribuidora de peças e rolamentos, que atende no atacado e no varejo, além de Araguaína, a empresa vende para o Tocantins, sul do Pará e Sul do Maranhão, e para atender toda a demanda, a loja possui um estoque de mais de 30 mil itens em peças automotivas com preços diferenciados do mercado. Com o passar dos anos, dois dos societários venderam suas participações, ficando apenas Renan, e um dos amigos, como Sócios na empresa.

Em Setembro de 2018, Renan esteve em Palmas onde assinou um Termo de acordo com o Estado, trata-se de um benefício fiscal concedido a grandes empresas, para que as mesmas se tornem referência no Tocantins, e consequentemente mais competitiva em relação a grandes cidades que atendem o Estado.
Em busca de crescimento, recentemente ele esteve reunido com o empresário Rodrigo Mocó, onde trocaram ideias sobre uma futura expansão da Reten-rol. Rodrigo Mocó é um dos maiores empreendedores de sucesso do estado em loja de departamento, e deu importantes dicas e sugestões para elaboração do projeto. O Jovem empreendedor, está sempre buscando conhecimentos, e atualmente ele é acompanhado por uma empresa de consultoria, a CVN, Coach, vida e negócios. Pois para chegar no ranking de vendas, com bons investimentos e contas equilibradas diante de uma crise que foi instalada no país, não basta só querer, tem que ter a mente empreendedora e muita força de vontade, e para quem pretende empreender pode seguir o exemplo de quem já empreendeu, assim como Renan Luiz Costa.