Durante uma audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, os vereadores discutiram as mudanças propostas pelo governo do estado para o Colégio da Polícia Militar (CPM). Estudantes e profissionais que atuam na unidade escolar, visitaram o Parlamento, assim como os deputados estaduais Elenil da Penha (MDB), Jorge Frederico (MDB) e Issam Saado (PV), além de pais, alunos e o secretário municipal de Educação, José da Guia participaram da sessão. A secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar, também convidada, mas não compareceu ao debate.
Na oportunidade a estudante Isabela Rios, durante sua fala, deixou claro, que para ela e boa parte da comunidade as alterações apresentadas pelo governo no dia 29 de Outubro são desnecessárias para o CPM.
“É uma boa ideia o colégio-cívico militar, mas para outras escolas que estão precisando. O nosso colégio já funciona bem”, disse.
O Vereador Israel da Terezona que presidiu a sessão usou da tribuna para registrar sua opinião e relatar a deficiência de uma das escolas mais antiga de Araguaína, segundo ele, a escola Norte Goiano no entroncamento é uma das que mais necessita a atenção especial, mas que pelas palavras do parlamentar está esquecida pelo governo do Tocantins.
Em sua fala o vereador reclama das deficiências que muitas unidades de ensino passam para poder receber alunos, falta ar condicionados nas salas, cadeiras quebradas e a manutenção que deve ser feita que o estado deixa a desejar.

…Eu estive na Escola Estadual Norte Goiano no entroncamento, ali eu comecei minha vida e conversando com os professores, eles me informaram que a escola já chegou a ter 3 turnos na unidade e atualmente só existem dois, a escola chegou a ter 500 alunos e atualmente infelizmente a unidade está atendendo na faixa de 200 estudantes. Uma escola que já chegou a ser cotada a ser extinta do quadro, talvez por falta de gerência por parte da secretaria de educação, uma escola que é referência que existe há muito tempo no entroncamento mas que infelizmente não ver benfeitoria, o que a gente ver é degradação…
O Parlamentar cita os deputados presentes e solicita apoio dos representantes de Araguaína.
…´´ estamos aqui muito bem representados pelos três deputados estaduais de Araguaína que tem interesse diretamente de defender a escola militar …a educação estadual tem deixado a desejar, é falta de cadeiras, cadeiras quebradas, a gente não ver manutenção nas escolas estaduais, falta de ar condicionado nas salas, e isso tudo tem que despertar o governador para que onde está dando certo não esta mexendo, aqui estão pais e alunos pedindo socorro para que o CPM não seja extinta, a escola que foi um sonho do tocantinense, e nós ao invés de estarmos debatendo interesses para outras áreas que esta deixando a desejar, estamos é debatendo uma que vem dando certo e que deve continuar, hoje as coisas estão investidas… disse.
O vereador Israel finalizou a fala frisando que os pais só querem um ensino de qualidade para seus filhos e uma segurança de que os estudantes estão sendo bem cuidados e aprendendo da forma como tem que ser.