Início » Espaço físico destinado às crianças reforça os vínculos familiares de internos da Cadeia Pública de Araguatins.
Estado

Espaço físico destinado às crianças reforça os vínculos familiares de internos da Cadeia Pública de Araguatins.

Divulgação Seciju

A Cadeia Pública de Araguatins em parceria com o Ministério Público do Estado do Tocantins e do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins criaram um espaço reservado e dia específico da semana para que crianças e adolescentes possam visitar seus parentes que estejam cumprindo pena na unidade sem que tenham contato direto com a carceragem. A iniciativa visa preservar os menores de idade de se relacionar com outros presos que não sejam seus parentes.

O diretor da unidade, Heberson Vieira, contou que o espaço foi planejado para deixar o local mais aconchegante para o público infanto-juvenil que visita a cadeia. “Esse projeto surgiu devido a nossa preocupação em permitir que crianças e adolescentes que ainda estão em processo de formação de caráter, de ideologia e de índole frequente para o ambiente da carceragem. A nossa intenção foi de protege-los de conviver com outros apenados que possam ter influência negativa sobre a vida deles”, considerou o diretor.

O reeducando R. J. R. F. cumpre pena na unidade e tem três filhos, para ele esse foi o projeto mais bonito já desenvolvido dentro da unidade penal. “Esse ambiente tira o peso da visita, torna ela menos formal, menos constrangedora para o pai e mais acolhedora para a criança que consegue ver o familiar em um espaço lúdico”, disse.

Unidades Femininas

Projeto semelhante é desenvolvido nas unidades penais femininas do Tocantins. As unidades de Talismã, Pedro Afonso e Unidade de Regime Semiaberto Feminina (Ursa) tem espaço destinado para que as reeducandas possam receber seus visitantes em ambiente diverso do cárcere. Os espaços destinados para essa finalidade são a sala de aleitamento materno e a brinquedoteca.

Com recurso oriundo do Departamento Nacional Penitenciário (Depen), a sala de aleitamento foi aparelhada com ar condicionado, mesas, poltronas acolchoadas, lixeiras, trocador de fraldas e retroprojetor. Já na brinquedoteca foram adquiridos diversos brinquedos de cunho educativo, como peças de encaixe, bambolê, casa de bonecas, boliche, miniteatro, fantoches e tatames, tudo isso para que preservar a infância das crianças longe do ambiente carcerário. (Willian Borges – Governo do Tocantins)

Clique aqui para enviar um comentário