Início » Mais de 40 municípios tocantinenses já podem aderir ao Programa Criança Feliz
Estado

Mais de 40 municípios tocantinenses já podem aderir ao Programa Criança Feliz

“No Tocantins, temos 43 municípios elegíveis, que atendem aos critérios para adesão ao Programa; destes, Miracema, Babaçulândia e Lagoa da Confusão já aderiram e esperamos que os demais também iniciem o processo de adesão”, afirmou o gestor da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Messias Araújo, falando sobre o novo período de abertura do Programa Criança Feliz (PCF) que vai até 2022.

O PCF, uma ação do Governo Federal, estados e municípios, promove o desenvolvimento adequado da primeira infância, integrando ações nas áreas de assistência social, cultura, educação, justiça, direitos humanos e saúde.

Dos 139 municípios tocantinenses, 51 estão com adesão ativa, e três deram início com essa nova etapa de adesão. Os demais municípios que ainda não aderiram podem fazê-lo desde que estejam elegíveis, ou seja, atendam aos critérios que são: ter Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com registro no Sistema de Cadastro do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas), e pelo menos 100 indivíduos do público prioritário do Programa.

A adesão ao Programa Criança Feliz é um dos indicadores de ambiente favorável ao desenvolvimento infantil nos municípios, segundo o Índice Município Amigo da Primeira Infância (Imapi).

Como fazer a adesão

Para aderir ao programa, é necessário acessar o sistema Rede Sistema Único de Assistência Social (SUAS), preencher o Termo de Adesão e encaminhá-lo para aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, cuja aprovação deverá ser incluída no sistema.

Referência Nacional

As vivências positivas na execução do PCF no Tocantins fizeram com que o Estado seja considerado referência no Brasil. A coordenadora estadual do PCF, Katilvânia Guedes, disse que o reconhecimento se dá pela execução de excelência do programa pelas equipes estaduais e municipais. “Temos levado nossas experiências a várias regiões; estivemos há poucos dias no estado do Pará para compartilhar nosso sucesso com 18 municípios das regiões do Araguaia e Carajás”, disse.

Visitações

A principal ação do PCF é a realização de visitas domiciliares, uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, o que favorece um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto. As equipes do PCF fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Desde o início da execução do Programa, em junho de 2017, até o momento foram realizadas cerca de 20 mil visitas. No Tocantins, o programa atende 5.838 famílias; e em 2019, foram mais de 5 mil visitas.

Atendimento indígena

Na zona rural de Tocantínia, seis equipes do Programa Criança Feliz atendem mais de 28 aldeias. A região foi a primeira comunidade indígena do país a receber as visitas domiciliares do PCF.

Augusto Sowpko Xerente, indígena de 50 anos, reside na aldeia Salto, conta que o filho Admar Prase, de quatro anos, passou pelo acompanhamento do Programa, assim como a pequena Kailana Xerente, de dois anos, que recebe todas as semanas a visitadora do Programa Criança Feliz. “As visitas são muito importantes para nós e facilitam o relacionamento com a criança. Eles aprendem coisas novas e ficam mais espertos”, disse.

A região conta com uma visitadora também indígena, Elissabetts Xerente, ela trabalha no Programa desde o início da implantação em 2017. De lá para cá, viu grandes avanços na comunidade. “Tento levar um pouco do ensinamento das cidades e reforçar nossa cultura. Às vezes, trago brinquedos das cidades, mas não me esqueço de usar brinquedos feitos com os materiais locais como talos, paus e palhas de palmeiras”, ressaltou.

Capacitações

O Governo do Tocantins, por meio da Setas, promove capacitações aos gestores e técnicos das equipes municipais do PCF com o objetivo de alinhar as metodologias de ação, de modo a garantir que em todos os municípios o atendimento às famílias seja de qualidade e o mais similar possível.

Os monitoramentos servem para orientar as equipes municipais na execução e acompanhar as visitas domiciliares do PCF; o Governo do Tocantins promove essas visitas técnicas a todos os municípios que desenvolvem o programa. (Cláudio Duarte/Governo do Tocantins)

Clique aqui para enviar um comentário