Início » Procon divulga balanço das fiscalizações desenvolvidas durante Semana do Consumidor
Estado

Procon divulga balanço das fiscalizações desenvolvidas durante Semana do Consumidor

As ações de fiscalização do Procon Tocantins foram intensificadas durante a Semana do Consumidor, realizada entre os dias 11 e 15 de março, que resultou na apreensão de mais de 1.500 produtos vencidos em supermercados. Foram fiscalizados postos de combustíveis com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), de instituições bancárias e supermercados.

Ao todo, 101 estabelecimentos foram fiscalizados, 20 autos de infração foram lavrados, sendo 16 em supermercados e quatro em uma instituição bancária. Ainda foram apreendidos 1. 539 produtos vencidos e 11 autos de constatação também foram lavrados. Já nos postos de combustíveis não foram encontradas irregularidades.

A maior apreensão ocorreu em Palmas, onde a equipe de fiscalização encontrou 598 produtos vencidos. Seguida da cidade de Dianópolis, com 301 produtos apreendidos. Já no município de Guaraí, um total de 220; em Gurupi, 126; em Colinas, 55; e em Araguaína, apenas 43 apreensões.

Entre os produtos com a data de validade vencida, os fiscais encontraram achocolatados, iogurtes, sorvetes, pizzas, sucos, cervejas, refrigerantes, macarrão, café, biscoitos e diversos materiais de limpeza. Os produtos foram recolhidos e os estabelecimentos foram autuados. Todo material já foi descartado.

“Garantir que o consumidor não seja lesado ou fique vulnerável a situações que vão contra o que diz o Código de Defesa do Consumidor é uma das atuações do Procon. Estamos trabalhando com o objetivo de orientar, conscientizar e zelar pelos direitos dos tocantinenses”, afirmou o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Walter Viana.

Dúvidas e orientações

Durante a ação, os fiscais também tiraram dúvidas de fornecedores e consumidores nos estabelecimentos, falando sobre a importância de obedecer o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o motivo do cidadão dever conhecer seus direitos antes de ir às compras.

O gerente de Fiscalização, Magno Silva, ressaltou ainda que o consumidor deve denunciar o estabelecimento quando identificar alguma situação irregular. “O Procon Tocantins está à disposição para receber as denúncias em qualquer suspeita, caso o consumidor tenha uma venda ilegal, propaganda que não corresponda a oferta e tantas outras situações que vão contra o CDC”, informou.

 

Thaise Marques/Secom-TO.

Clique aqui para enviar um comentário