Início » Secretário da Cidadania e Justiça visita unidades prisionais que são referência em práticas laborais no Brasil
Estado

Secretário da Cidadania e Justiça visita unidades prisionais que são referência em práticas laborais no Brasil

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, está participando de uma visita técnica às penitenciárias de Chapecó e da Região de Curitibanos, em Santa Catarina, proposta pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Nesta segunda-feira, 25, 47 representantes do sistema prisional de diversos estados brasileiros conheceram a unidade prisional de São Cristovão do Sul, onde 100% dos presos exercem alguma atividade laboral.

Já nesta terça-feira, 26, os representantes dos Estados junto ao diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon, visitam a penitenciária de Chapecó. O gestor da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, explica que já está analisando as boas práticas catarinenses. “Está sendo uma visita muito proveitosa. Estamos conhecendo as metodologias das atividades aplicadas e vamos levar modelos de convênios para adaptarmos a realidade do Tocantins”, afirma o secretário.

A visita técnica cumpre o objetivo de fomentar o exemplo em outras unidades da federação e dar cumprimento ao que prevê a Lei de Execuções Penais. “No ano passado, começamos a reestruturar e reorganizar o Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, aparelhando as unidades, abrindo novas vagas e também investindo em capacitação e segurança. Vamos replicar as boas práticas, pois a intenção é tornar-se referência no país”, ressaltou Heber.

A visita é conduzida pelo Governo de Santa Catarina e pelo Departamento Penitenciário Nacional, também participam da visita técnica outros nove secretários de estado; além de representantes da Defensoria Pública da Paraíba, Rio de Janeiro, entre outros.

Clique aqui para enviar um comentário