O secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 20, a superintendente regional da Polícia Federal, Cecília Silva Franco, e o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Brasílio Caldeira Brant, para discutir plano de trabalho para cooperação e compartilhamento de informações entre os órgãos.
A formalização do acordo de cooperação possibilitará à Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) o acesso à sistemas e ferramentas mantidos pelo órgão de segurança federal, como os Sistemas Nacionais de Armas (Sinarm); de Informações Criminais (Sinic); de Passaportes (Sinpa); e o de Registro Nacional Migratório (Sismigra); além de equipamentos e sistemas de interesse do Instituto de Identificação do Tocantins, para acesso por datiloscopistas e papiloscopistas policiais, aprimorando recursos já utilizados pelo órgão em parceria com a Polícia Federal (PF).
De outro lado, a Polícia Federal terá à sua disposição dados e informações levantados e mantidos pela SSP/TO em seus sistemas integrados, de identificação civil e criminal, entre outros recursos de interesse do órgão federal.
Para o secretário Cristiano Sampaio, a proposta é a integração entre as bases de dados, que resultará em benefícios recíprocos para fins de investigações e identificação criminal. “A Secretaria da Segurança está caminhando para integrar essas bases de dados, para fortalecer a capacidade de atuação do Instituto de Identificação e, com isso, facilitar todo o processo de identificação civil e criminal”, destacou.
Paralelamente ao encontro, a SSP tem dado andamento a uma série de apresentações de empresas de tecnologia que detém a solução de Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, Civil e Criminal (Abis), para ampliação do conhecimento técnico e tecnológico do grupo de trabalho interno responsável pela aquisição do sistema.
“Fizemos um convite público às empresas com capacidade para a implantação do sistema Abis, visando futura contratação de serviços para modernização do Instituto de Identificação, de modo que possamos seguir padrões nacionais e internacionais destes sistemas, utilizados inclusive pela Interpol. A Polícia Federal também está em fase de contratação de novo sistema e esse encontro ainda possibilita uma melhor tomada de decisão para nossa instituição”, concluiu o secretário.
Na reunião entre os órgãos, estiveram ainda presentes a diretora de Papiloscopia, Naídes César Silva; o diretor de Inteligência e Estratégia, Enio Walcácer de Oliveira Filho; e o diretor de Políticas de Segurança, Marco Aurélio Giraldi, todos integrantes da SSP/TO.
Priscila Cadore /Secom-TO