A PM do Tocantins se insere nesse cenário quando recentemente efetivou a Companhia de Operações de Divisas, subordinado ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e aderiu ao Programa VIGIA em razão do Estado do Tocantins possuir posição estratégica na conexão Norte-Sul. O modal viário é utilizado pelas organizações criminosas para facilitar a logística de transporte dos produtos ilícitos criminais.
Em novembro de 2019, a PM também realizou a operação Hórus, desencadeada também em Sergipe, Bahia e Goiás, com o objetivo de intensificar as abordagens a veículos na busca e/ou captura de criminosos foragidos da Justiça, localização de entorpecentes, contrabando, descaminho entre outros ilícitos criminais que trafegam nas rodovias da divisa sul do Estado do Tocantins.
Para o comandante geral da PM do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública irá auxiliar nas ações estratégicas da corporação no combate ao crime organizado no território tocantinense, bem como fortalecer os investimentos em capacitações e aquisição de equipamentos na segurança pública.