Início » Deputado Jorge Frederico propõe que recursos arrecadados com multa de Trânsito sejam aplicados na Saúde
Política

Deputado Jorge Frederico propõe que recursos arrecadados com multa de Trânsito sejam aplicados na Saúde

Com o propósito de aumentar os recursos para a Secretaria Estadual da Saúde aplicar no atendimento as vítimas de acidentes de trânsito, o deputado Jorge Frederico (PSC) apresentou esta semana um projeto que torna obrigatória a destinação de 30 por cento do valor arrecadado em multas de trânsito àquela secretaria. A proposta foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda nomeação de relator.

Para o autor da proposta, destinar parte do dinheiro das multas ao uso nestes atendimentos dos hospitais ajudaria o Governo do Estado a pagar parte das despesas. De acordo com o projeto, a Sesau gasta anualmente uma média de 740 milhões de reais com atendimentos de urgência a vítimas de acidentes de trânsito, enquanto o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), arrecada uma média de 35 milhões de reais em multas.

Além disso, conforme matéria, “os recursos destinados à área da Saúde são insuficientes à demanda, de modo que a medida seria uma alternativa para resolver essa questão”. Segundo seu autor, a retirada de 30 por cento do arrecadado não afetaria as atividades do Detran, que podem ser desenvolvidas sem prejuízo por meio de parcerias e convênios de órgãos públicos com empresas privadas.

Atualmente todo o recurso arrecadados com as multas de trânsito é utilizado em manutenção de placas de trânsito e em pinturas de sinalização, serviços de policiamento, fiscalização e blitz de educação para o trânsito.

(Dicom Assembleia Legislativa)

 

Clique aqui para enviar um comentário